segunda-feira, 7 de junho de 2010

Classes de Radioactividade

Alfa

As partículas alfa têm massa, carga eléctrica (positiva), são bastantes ionizantes e a reacção ocorre vulgarmente em núcleos pesados e relativamente maiores sendo que não atravessa alguns materiais, nem mesmo uma folha de papel. São constituídas por dois neutrões e dois protões que geralmente, não conseguem ultrapassar as camadas externas das células mortas da pele de uma pessoa, sendo então praticamente inofensivas, a não ser que a pessoa tenha uma ferida exposta ou entrar no organismo pelas vias respiratórias e aí provocam lesões graves. A velocidade destas partículas é de cerca de 20 000 Km/s, que é baixo em relação à velocidade da luz. São ondas electromagnéticas.




Beta

Uma partícula beta resulta da transformação de neutrões em protões ou de protões em neutrões, podendo, por isso, ser classificada, respectivamente, como partícula beta negativa e partícula beta positiva. Estas partículas podem causar danos na nossa pele porque conseguem atravessar obstáculos como o tecido (cerca de um centímetro), mas não causam danos nos órgãos internos. Podem causar danos internos se uma pessoa tiver uma ferida exposta ou pelas vias respiratórias. Têm uma velocidade mais próxima há velocidade da luz, cerca de 270 000 Km/s. São ondas electromagnéticas.




Gama


As radiações Gama, como todas as outras, são radiações electromagnéticas e são o tipo de radiação mais perigoso para os organismos vivos, pois têm a capacidade de penetrar em materiais densos e afectar a sua parte interna como os corpos de pessoas, podendo até alterar o código genético. Mas ainda assim podem ser detidos por metal ou cimento. Tem uma velocidade que ronda a velocidade da luz.


Tabela


Sem comentários:

Enviar um comentário