domingo, 6 de junho de 2010

Aplicações da radioactividade

Medicina

Na medicina são usados vários isótopos radioactivos. Por exemplo, quando vamos fazer uma cintilografia com o intuito de verificar as condições dos nossos órgãos internos, e introduzimos no organismo uma pequena quantidade de material radioativo. Os isótopos que apresentam essa característica são denominados radiotraçadores, eles possuem a proprieadade de se acumularem num determinado órgão.

Assim, o radiologista poderá determinar o nível e a localização das radiações emitidas pelos isótopos após o paciente receber uma dose de material radioativo. As radiações beta (β) ou gama (γ) incidem sobre filmes fotográficos, e refletem imagens do órgão que se pretende estudar.
Agricultura e alimentação

Muitos alimentos frescos (carnes, peixes, mariscos, etc.), não podem passar por métodos convencionais de eliminação de bactérias como a pausterização térmica. Sendo assim, para impedir o crescimento de agentes produtores da deterioração, esses alimentos são submetidos a radiações que destroem fungos e bactérias.
Esterilização de materiais

Agulhas, fios de sutura e outros produtos utilizados na área médica são esterilizados pela radiação. Os raios gama (60Co) desencadeiam reações químicas que matam os microorganismos presentes nesses produtos e os impedem de se reproduzir.
Arqueologia

Descobriu-se que, através do período de meia vida, pode ser calculada a idade de objetos históricos extremamente antigos, como, por exemplo, fósseis, obras de arte primitivas, etc. Graças a isto foi possível levantar hipóteses bastante fundamentadas sobre a determinação da idade da Terra.
Produção de energia eléctrica

Actualmente, quando a carência de energia assume proporções mundiais, e que o petróleo e o carvão se tornam cada vez mais escassos, a radioactividade apareceu como a mais provável solução para um dos maiores problemas contemporâneos: o das fontes de energia. É graças à radioactividade que o homem foi capaz de descobrir a energia nuclear. A energia nuclear é decorrente de desintegração de átomos de urânio e plutônio. Essa obtenção artificial de radiação é realizada por reatores nucleares.

Sem comentários:

Enviar um comentário